Comi uma torta de palmito tão ruim que inventei a minha própria, dentro da minha cabeça, claro. Aliás, São Paulo não tem mais a qualidade gastronômica dantes. Posso afirmar sem medo, depois de uma semana de tentativas desastrosas. Os lugares que ainda possam valer a pena, estão com preços permissíveis só para aniversários de relacionamentos e comemorações especiais. A não ser que você ache que Citroën é carro popular...
Qualquer pão com filé de padaria tá quase 10,00. Inclusive, todos os gringos de férias por aqui que conheci, disseram que teriam de partir antes do planejado, em função da alta dos preços.
Pessoas que sempre moraram sozinhas agora estão tendo que dividir apartamento por conta do aumento dos aluguéis nos últimos 2 anos. Há falta de imóveis para um excedente de demanda. E um sem fim de prédios abandonados pela cidade, alguns ilegalmente ocupados, inclusive com risco para os moradores.
Enfim, no que tange à quiche, prometo executá-lo assim que tiver uma cozinha novamente e contar o resultado. Sou péssima de dar receita, porque cozinho tudo sem medida e de acordo com a inspiração do momento e ingredientes disponíveis. Mas se você tem alguma experiência na cozinha, não deve ter problemas em se basear nas peripécias propostas.
Quiche de palmito
1 1/2 pote de palmito em cilindros
2 ovos
1 caixinha de creme de leite, sem soro
3-4 dentes de alho
Queijo Gruyere
Cebolinha
Coentro
Manteiga
Azeite
Farinha
Sal
Faça a massa da quiche com sua receita predileta. Normalmente, eu misturo a olho farinha, sal e manteiga. Às vezes um pouco de bicarbonato de sódio. Se não tiver dando liga, acrescente um pouco de água fria. Para deixar a massa mais atraente, acrescento folhas de Coentro. Coloque em uma forma desmontável, reserve.
Recheio: Despeje metade dos palmitos, junto com a água que vem com ele, dentro de uma panela de pressão. Coloque para cozinhar 5 min na pressão, ou até bem macio. Enquanto isso, pique restante do palmito em rodelas e reserve. Fatie o alho em lascas finas, reserve.
Retire o palmito da pressão e bata no liquidificador. Cuidado para não deixar muito ralo, não use necessariamente toda a água. Deve ter consistência de purê. Deixe esfriar. Bata as gemas na batedeira. Acrescente o purê de palmito. Coloque o alho para dourar na manteiga, com um pouco de azeite. Depois, junte a mistura de palmito, deixe ferver. Verifique a espessura. Caso necessário, coloque mais da água de palmito ou acrescente farinha. Lembre que ainda vai o creme de leite. Ao final junto com o creme, coloque a cebolinha. Deixe esfriar.
Rale o queijo Gruyere. Bata as claras em neve. Misturar suavemente no creme. Coloque uma camada de palmito fatiado no fundo da massa. Despeje metade do creme. Outra camada de palmito, outra de creme. Finalize com o queijo por cima.
Coloque em forno pré-aquecido. Não ligue a trempe de cima até que o quiche esteja assado, apenas para gratinar.
Servir com a salada de sua preferência. Acompanha bem nozes e castanhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário